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Redação nota máxima ULBRA 2014
13/11/2013 / Redação Gene

 

Educação: alavanca do progresso

        “Dê-me uma alavanca e um ponto de apoio e moverei o mundo”, sentenciou Arquimedes. Nessa perspectiva, a educação atua como uma alavanca para o progresso de uma nação. Entretanto, os profissionais estão sendo condicionados a conhecimentos restritos, o que impede a compreensão do mundo na sua totalidade. Por isso, o ensino precisa ser repensado a fim de garantir plena inserção do cidadão.

          A educação é ferramenta para o desenvolvimento. Ela é quem possibilita a formação de opinião crítica e, por conseguinte, a posição dos indivíduos. Com os ensinamentos escolares como a matemática e a língua portuguesa, as pessoas podem se inserir no âmbito social, seja pela fala e escrita, seja por operações de contagens, ambas recorrentes no cotidiano. Além disso, é através de outras matérias que os seres entendem a evolução da sociedade, como a disciplina de história. Desse modo, a educação é base para a formação de profissionais competentes.

          Todavia, a escola não parece tão atrativa. Com a necessidade de trabalho, a frequência no ambiente escolar diminui muito ao decorrer do ano. É recorrente se observar a desistência de muitos alunos. Além disso, o ensino não é equivalente. Muitas escolas enfrentam graves situações, como o desinteresse tanto dos educandos quanto dos educadores. Diante disso, é notória a vulnerabilidade do aprendizado e cada vez mais a procura por supletivos e cursos de conclusão rápida é requisitada. O resultado, portanto, é uma gama de pessoas que não tem conhecimento sobre o que foi ensinado, as quais, por conseguinte, buscam ensinos profissionalizantes que não as capacitam para um mercado de trabalho que prima pela correlação do conhecimento.

          No entanto, o ensino básico precisa ser qualificado para que essa situação seja revertida. É fundamental que haja mais incentivo para o conhecimento, seja com melhorias na estrutura física das escolas, seja pelo aperfeiçoamento do componente curricular. É imprescindível que os jovens tenham uma formação sólida que os tornem adultos com posição e pensamento crítico formados, a fim de assegurar sua inserção na sociedade, sem parecerem máquinas programadas para funções exclusivas, assim como era o modelo fordista.

          Em suma, a educação é a alavanca para o progresso de uma nação quando aplicada com eficiência, primando o conhecimento pleno dos alunos. Reformas educacionais são, pois, imprescindíveis para garantir a plena inserção dos cidadãos no meio social. Assim, o conhecimento é o ponto de apoio para mover o mundo, parafraseando Arquimedes.

 

Rafaela Detanico (Porto Alegre)

 

TEMA ULBRA VERÃO 2014: "A partir dos textos da prova, redija um texto dissertativo/argumentativo em torno de cinco parágrafos sobre o novo formato da educação no Brasil em que a especialização crescente lança, no mercado, levas de profissionais especializados na sua área, mas incapazes de compreender o mundo em que vivem sob o ponto de vista da capacidade crítica e da compreensão humana, pois o pensamento ocupa um lugar modesto nessa nova escalada da tecnologia." 

 

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